05/10/2013
DILMA PERDE OU GANHA COM CANDIDATURAS DOIS EM UM?


DILMA PERDE OU GANHA COM CANDIDATURAS DOIS EM UM? - IMAGEM 1


Neste exato momento, a presidente Dilma poderia estar diante de um cenário com cinco candidatos ao Palácio do Planalto: ela própria, Aécio Neves, pelo PSDB, José Serra, pelo PPS, Eduardo Campos, pelo PSB, e Marina Silva, pela Rede; Aécio conseguiu segurar Serra no ninho tucano e Campos fisgou Marina; agora, sobram apenas três postulantes ao cargo; na última pesquisa Ibope, Dilma já vencia no primeiro turno; e agora?
5 DE OUTUBRO DE 2013 ÀS 13:43

247 - Na última pesquisa Ibope, realizada em setembro, a presidente Dilma Rousseff já voltava a vencer em primeiro turno. Tinha 38% das intenções de voto, contra 16% de Marina Silva, 11% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos.

Por isso mesmo, a oposição estimulava outras candidaturas. José Serra, por exemplo, concorreria pelo PPS. E colunistas da mídia conservadora defendiam enfaticamente que a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, fosse aprovada, para que pudesse haver maior competição política, em 2014.

Assim, com cinco candidatos (Dilma, Marina, Aécio, Serra e Campos), um segundo turno seria praticamente inevitável.

No meio da semana, ocorreu a primeira eliminação. José Serra foi convencido por Aécio Neves a permanecer no PSDB. E ainda que não se esforce pelo mineiro, o PSDB tem hoje uma situação de "dois em um".

Neste sábado, veio a segunda eliminação, com a filiação de Marina Silva ao PSB, onde deverá ser vice de Eduardo Campos (leia mais aqui). Novamente, outra situação "dois em um".

Para onde irão os votos de Serra e Marina, ninguém sabe. Mas é improvável que todos eles sejam incorporados por Aécio e Eduardo – nomes que ficaram mais fortes, mas não se sabe, ainda, se a ponto de provocar um segundo turno.

As respostas virão nas próximas semanas, com novas pesquisas eleitorais. Desta vez, com apenas três candidatos: Dilma, Aécio e Eduardo. Será que a presidente ganhou ou perdeu com esse novo cenário?



Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter



Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis,
Bares e Restaurantes de Serra Negra

Rua Duque de Caxias 135
Sala 01 - CEP: 13930-000
Tel: 19 3892-6039
Email: contato@sechssn.com.br