22/08/2014
MANTEGA DESCARTA CRISE: "ECONOMIA SAUDÁVEL"


MANTEGA DESCARTA CRISE:


Ministro da Fazenda diz trabalhar com expectativa de crescimento no segundo semestre, uma vez que "vários problemas que ocorreram no primeiro semestre estão sendo superados", como a seca e a inflação que acelerou até março e de abril para cá está em queda; "Então o que vejo é uma economia saudável, estruturalmente sólida e que se defronta com problemas conjunturais"; ele aponta "contradição" em previsões de recessão para o Brasil; "Se você me disser que a economia está em crise com pleno emprego, é uma contradição"
22 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 09:25

247 – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê um "cenário de recuperação do crescimento neste segundo semestre", uma vez que "vários problemas" que ocorreram no primeiro "estão sendo superados". As declarações foram feitas em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira 22.

"Vários problemas que ocorreram no primeiro semestre estão sendo superados. A seca, a inflação que acelerou até março e de abril para cá está em queda. Chegamos a zero de inflação no mês passado, o que mostra que ela está sob controle e nessa inflação tem o aumento da energia", justificou o ministro.

"Então o que vejo é uma economia saudável, estruturalmente sólida e que se defronta com problemas conjunturais", avaliou Guido Mantega, que aponta "contradição" nas previsões de "recessão" no País. O ministro admitiu que o País "poderia estar crescendo mais", mas ressaltou que "isso não é tudo".

"A economia é um conjunto de dados. Se você me disser que a economia está em crise com pleno emprego, é uma contradição. A economia está em crise com a bolsa subindo há vários meses consecutivos? A economia está em crise com grande fluxo de investimento externo direto? Bom, que raio de crise é essa?", questionou.

Sobre 2015, Mantega recomendou uma política fiscal "um pouco mais apertada" e, ao falar de reajuste de combustíveis, descartou uma "automatização" dos preços. "Isso influi no mercado. Nenhum governo fez isso. Agora, não tem um ano sem aumento", completou.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter



Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis,
Bares e Restaurantes de Serra Negra

Rua Duque de Caxias 135
Sala 01 - CEP: 13930-000
Tel: 19 3892-6039
Email: contato@sechssn.com.br